Planalto convoca empresários para anúncio do plano de socorro ao tarifaço | Blogs 

Imagem do post

A administração central do país convida a elite empresarial para uma sessão de anúncio referente a um plano de mitigação dos impactos de um substancial aumento tarifário. Em uma comunicação divulgada na tarde de terça-feira, dia 12, o Palácio do Planalto formalizou o convite para a cerimônia de assinatura da medida provisória, visando prestar suporte aos segmentos comerciais afetados pela recente elevação de taxas alfandegárias imposta pelos Estados Unidos. A solenidade está agendada para as 11h30 da próxima quarta-feira, dia 13, na capital federal. Fontes próximas à gestão revelam que o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tem contatado pessoalmente os líderes corporativos para estender o convite.

A comunidade empresarial, imersa em grande apreensão, aguarda com expectativa essa articulação, refletindo o profundo desalento provocado pelas taxações alfandegárias norte-americanas. Observadores do Mundo dos Negócios notam um sentimento generalizado de insatisfação com a aparente inação governamental diante da crise. Em meio a este cenário, nota-se uma tendência de setores específicos a se isolarem, priorizando estratégias individuais para a preservação de suas operações. As consequências já palpáveis incluem a reestruturação de quadros de funcionários, o congelamento de aportes futuros e um desafio crescente em realocar mercadorias originalmente destinadas ao mercado dos Estados Unidos. Um dirigente sênior de um segmento duramente atingido pelo aumento tarifário de 50% atribuído à gestão Trump, expressou a sensação de que muitos estão perdendo as esperanças.

Quando confrontados com a sugestão de buscar interlocução com uma figura política específica – o deputado Eduardo Bolsonaro – com a finalidade de cessar iniciativas que pudessem prejudicar a economia nacional ou pleitear isenções às novas imposições fiscais, os líderes empresariais consultados pelo Mundo dos Negócios manifestaram total desconhecimento do parlamentar, descendente do ex-chefe de Estado Jair Bolsonaro. Eles categoricamente desqualificam tal alternativa como uma incumbência do setor privado, e expressam preocupação de que qualquer tentativa de aproximação com o mencionado congressista possa, inclusive, gerar adversidades adicionais para seus empreendimentos.

Link original da notícia: https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/thais-heredia/economia/macroeconomia/planalto-convoca-empresarios-para-anuncio-do-plano-de-socorro-ao-tarifaco/

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem